DA REDAÇÃO
Uma mancha escura e mau cheiro foram registradas em parte do mar das praias localizadas numa faixa do Bessa e Intermares, entre os municípios de João Pessoa e Cabedelo, na manhã desta segunda-feira (17). De acordo com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), uma equipe foi enviada ao local para analisar o despejo de água escura na altura da foz do Rio Jaguaribe.
A suspeita é de que o estuário da região, que já sofre com o lançamento irregular de esgotos por comunidades carentes do entorno, tenha sido afetado pela pressão da água das chuvas recentes, rompendo a proteção natural que o separa do mar.
A Sudema informou que realizará todas as análises necessárias para avaliar o impacto do vazamento no meio ambiente e na balneabilidade da região. Enquanto isso, moradores e frequentadores das praias relatam preocupação com a qualidade da água e os possíveis riscos à saúde.
Em contato com a imprensa, a Sudema declarou também que se trata de uma “depuração de mangue”, que com a matéria orgânica represada se desprende com o volume das chuvas.
Leia nota da Sudema na íntegra
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) informa que já enviou técnicos para analisar o despejo de uma água escura no mar na altura da foz do Rio Jaguaribe, entre Cabedelo e João Pessoa próximo à Intermares.
O local conta com um estuário, cuja proteção natural que o separa do mar se rompeu pela pressão da água de chuvas recentes.
É sabido, no entanto, que este estuário recebe esgotos que são lançados de maneira clandestina por comunidades carentes do entorno.
Esse é um problema de ordem socioambiental, cuja solução tem sido buscada com a mediação do Ministério Público Federal ( MPF), junto ao Governo do Estado e às prefeituras de João Pessoa e Cabedelo.
A Sudema realizará todas as análises necessárias para averiguar se e como o vazamento afetou o ambiente e a balneabilidade na região.
O que diz a Cagepa
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) declarou em nota que não procedem as supostas informações, que tratou como falsas, de um despejo irregular de esgoto de forma deliberada por parte da empresa. Em nota, a estatal ressaltou que “todas as Estações Elevatórias de Esgoto da região estão funcionando normalmente”. Confira nota da Cagepa na íntegra:
A Cagepa informa que não procedem as informações falsas de um suposto despejo de esgoto na região de Intermares, entre os municípios de João Pessoa e Cabedelo, nesta segunda-feira (17).
A Sudema informou que trata-se de uma depuração de mangue na região. O caso resulta da decomposição de matéria orgânica represada entre o rio e o mar da localidade.
Por fim, a Companhia destaca que todas as Estações Elevatórias de Esgoto da região estão funcionando normalmente.