AGĂNCIA BRASIL
Um incĂȘndio atingiu, na manhĂŁ desta segunda-feira (21), a Plataforma PCH-1 (Cherne 1), na Bacia de Campos, a cerca de 130 quilĂŽmetros da costa de MacaĂ©, no Rio de Janeiro. Em nota, a Petrobras informou que um funcionĂĄrio sofreu âqueimaduras leves e estĂĄ conscienteâ e que as chamas jĂĄ foram debeladas.
âDurante o incidente, um trabalhador que prestava serviço para a companhia se acidentou, caiu ao mar, mas foi resgatado, recebeu atendimento em embarcação de apoio e jĂĄ estĂĄ em processo de desembarque aeromĂ©dicoâ, diz o comunicado.
Segundo a Petrobras, desde o ano de 2020, a plataforma nĂŁo produz petrĂłleo. âAs pessoas que estĂŁo a bordo de PCH-1 estĂŁo bem e as equipes nĂŁo essenciais serĂŁo preventivamente desembarcadas para que a integridade das instalaçÔes seja avaliada. Uma comissĂŁo serĂĄ formada para apurar as causas do incidenteâ, acrescenta a nota.
Petroleiros
O coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) e diretor da FederaçaÌo UÌnica dos Petroleiros (FUP), Sergio Borges Cordeiro, informou que o incĂȘndio seguido de uma explosĂŁo aconteceu por volta das 7h25. Segundo ele, 176 trabalhadores estavam a bordo da plataforma.
âO escoamento de gĂĄs foi interrompido, as comunicaçÔes da plataforma caĂram e embarcaçÔes de emergĂȘncia foram acionadas. O Sindipetro-NF acompanha o caso e cobra providĂȘncias urgentesâ, escreveu Cordeiro nas redes sociais.
Acidentes em 2024
Segundo a AgĂȘncia Nacional do PetrĂłleo, GĂĄs Natural e BiocombustĂveis (ANP), as atividades de exploração e produção de petrĂłleo no paĂs registraram 731 acidentes no ano passado.
De acordo com os dados, 183 pessoas ficaram feridas, sendo 78 com gravidade, e uma morte foi registrada.